segunda-feira, 25 de junho de 2018

CUIDADOS BÁSICOS ANTES DE VIAJAR


Uma viagem tranquila e segura começa sempre com um bom planejamento. Por isso, antes de dar a partida, verifique se está tudo em ordem para a diversão não acabar antes do tempo.

CHECK LIST


PNEUS

Devem estar em boas condições e com a pressão adequada, inclusive o estepe. Consulte o manual do proprietário, onde você encontra a calibragem ideal para os pneus do seu carro. Para viajar com toda a segurança, escolha os melhores pneus e verifique se não estão "carecas".

FREIOS

Verifique pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluído e possíveis vazamentos. Não se esqueça do freio de mão, ou seu freio de segurança numa emergência.

DIREÇÃO

Deve estar alinhada, com as rodas balanceadas e o amortecedor em bom estado. Confira se não está na hora de fazer um rodízio de pneus para compensar o desgaste e aumentar a estabilidade do veículo.

FARÓIS, LANTERNAS, LUZES TRASEIRAS, LUZ DE FREIO, PISCA-PISCA

Veja se há lâmpadas queimadas e se os faróis estão regulados. Faróis desregulados prejudicam seriamente a visibilidade da pista e a visão dos motoristas que vêm em sentido oposto. Leve fusíveis sobressalentes no porta-luvas para qualquer eventualidade. São peças baratas e fáceis de serem trocadas. Numa emergência, o fusível da luz interna pode substituir um outro, caso os fusíveis do seu carro sejam todos iguais.

BATERIA E RADIADOR

Cheque os níveis de água lembrando que, na bateria, a água deve ser destilada. No radiador, utilize somente aditivos recomendados pelo fabricante do seu carro.

PORTAS

Observe se as travas, as fechaduras e os vidros estão funcionando bem. Principalmente se estiver viajando com crianças.

SUSPENSÃO

Dê atenção especial aos amortecedores. Eles devem ser trocados em torno dos 30.000Km, ou antes, dependendo das condições de uso do carro. O diagnóstico mais seguro é o teste que fornece um gráfico de desgaste dos amortecedores. Mas se você quiser fazer um teste caseiro e relativamente eficiente, balance o carro para cima e para baixo, com força, em cima de cada roda. Se o carro balançar duas ou mais vezes depois de você largá-lo, então está na hora de trocar os amortecedores.

LIMPADORES DE PÁRA-BRISA

Veja se a borracha está gasta ou ressecada, se o motor funciona bem, se há água no reservatório, se o esguicho está desentupido e direcionado corretamente.

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

Não se esqueça de levar triângulo de segurança, extintor de incêndio carregado, macaco, chave de roda e estepe calibrado. Procure deixar estes equipamentos sempre à mão, nunca debaixo de malas e em locais difíceis de serem retirados.

MOTOR - TROCA DE ÓLEO

Um carro bem regulado consome menos e garante sempre um bom desempenho em situações que exijam aceleração rápida do veículo.

Antes de viagens longas, é aconselhável providenciar a limpeza do carburador e a regulagem do motor.

IMPORTANTE: além de manter os componentes do motor livres de depósitos e corrosão, o lubrificante precisa absorver continuamente o calor sem evaporar ou perder suas características. Portanto, não se esqueça de observar o período de troca recomendado pelo fabricante e, principalmente: use apenas lubrificantes de alta qualidade. Assim, você protege o motor contra o desgaste, aumentando a performance e a vida útil do seu veículo.

OUTROS EQUIPAMENTOS

É bom ter sempre no carro caixa de ferramentas, fusíveis, correia do radiador, cabo para "chupeta", lanterna e estojo de primeiros socorros.

PLANEJE AS PARADAS NAS ESTRADAS

Calculando as necessidades dos passageiros e do seu carro você organiza o tempo de forma prática e inteligente. Uma boa estratégia é coincidir as paradas para o lanchinho e banheiro com o reabastecimento, verificação dos pneus, nível do óleo e da água do radiador. Aproveite também para dar uma volta em torno do carro e examinar se tudo está em ordem. Um corte ou rachadura lateral num dos pneus, um farol quebrado, um pisca pisca danificado, o cano de escapamento caído, uma palheta de para-brisa solta ou mesmo um vazamento podem ser reparados em paradas planejadas.

DICA

Lembre-se que um dos grandes inimigos do motorista em viagens é o cansaço. Não dirija por mais de duas horas seguidas, faça uma parada em local seguro, estique as pernas para despertar. Evite viajar à noite, que exige maior atenção pela redução de visibilidade. Evite olhar diretamente para os faróis de um carro que venha em sentido contrário. Isto pode ofuscar sua visão e causar uma cegueira momentânea, tempo suficiente para um acidente. Olhe para o lado direito procurando apoios visuais.


USE ROUPAS CONFORTÁVEIS PARA DIRIGIR

Roupas apertadas prejudicam a circulação. Quando se dirige, certas partes do corpo como coxas, pernas e pés não se movem. Para auxiliar a circulação do sangue nessas partes use roupas leves e folgadas.

O mesmo para os sapatos, que não devem ser apertados. Evite usar chinelos ao dirigir, pois, além de serem proibidos por lei, podem prender nos pedais e causar acidentes. Se estiver sol, use protetor solar nos braços e pernas (se estiver de bermudas).


EVITE REFEIÇÕES PESADAS

Faça sempre refeições leves antes de dirigir. Refeições pesadas podem causar sono ou problemas de digestão, pois dirigir exige concentração e, grande circulação de sangue que deveria ir para o cérebro, vai para o estômago. Se costuma dormir após o almoço, não dirija nessa ocasião.

ENJÔO

O motorista normalmente é menos afetado por enjoos. Eles ocorrem com maior frequência entre crianças até 12 anos. De qualquer forma, um passageiro com enjoo pode distrair sua atenção. O melhor a fazer é estacionar em lugar seguro e aberto para que ele caminhe um pouco e beba um gole de água.

Se o passageiro com enjoo estava sentado no banco de trás, passe-o para o da frente, onde terá mais conforto (crianças até 10 anos não podem andar no banco da frente). Ao prosseguir a viagem, deixe os vidros abertos para arejar e, principalmente, não force nas curvas, nem dê freadas bruscas. Tenha à mão sacos plásticos e toalhas absorventes para maior higiene e comodidade.

VIAJANDO E APRENDENDO

Quando estiver com crianças no carro, aproveite para explicar placas de sinalização e transmitir comportamentos adequados ao volante. Você estará contribuindo para a formação dos futuros motoristas.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

As placas de sinalização podem ser encontradas ao lado ou suspensa sobre a pista, transmitindo mensagens mediante símbolos e/ou legendas pré-conhecidas e legalmente instituídos. Sua finalidade é a de manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança.

Tipos de placas: 1) regulamentação; 2) advertência e 3) indicação.

A utilização das cores nas placas de sinalização é feita obedecendo-se ao seguinte procedimento:

VERMELHO - para obrigação de parada, proibição e regulamentação em geral
VERDE - para passagem permitida e orientação direcional
AZUL - para indicação de serviços auxiliares
AMARELO - para atenção generalizada
PRETO E BRANCO - para regulamentação e informação

 COMO TRANSPORTAR BAGAGEM

PORTA-MALAS

Arrume os volumes de acordo com o tamanho e peso buscando dar melhor equilíbrio ao carro. Procure colocá-los de forma que, em caso de emergência, não seja necessário esvaziar todo o porta-malas para chegar ao estepe e às ferramentas.

Guarda-chuvas, cadeiras de praia e barracas de praia devem ser acomodados no porta-malas.

As primeiras malas a serem colocadas serão as de mais difícil acesso. Deixe por último as bagagens que contenham algo de que você vai precisar durante a viagem.

BAGAGEIRO

É sempre bom lembrar que o bagageiro muda a dinâmica do carro afetando a estabilidade e aumentando o consumo de combustível.

Ao usar o bagageiro não esqueça:

  1. Amarrar bem tudo que estiver nele.
  2. Cobrir com plástico, de modo a oferecer uma superfície menos resistente ao ar e evitar que durante uma chuva, a bagagem se molhe.
  3. Levar em conta o aumento de peso e altura. Por isso, tome maior cuidado nas curvas e quando estiver ventando forte. Não exagere no peso e altura.


INTERIOR DO CARRO

Os pequenos volumes não devem ser colocados de forma a obstruir o ângulo de visão do motorista, pelo retrovisor. Eles também não devem ficar soltos no interior do carro, pois uma curva mais fechada ou uma freada mais brusca podem jogá-los em cima dos passageiros.

CRIANÇAS

Crianças devem andar no banco de trás, com cinto de segurança e afastadas das portas, que devem permanecer travadas.

O cinto de segurança é desaconselhado para crianças com menos de 4 anos. Para elas, existem cadeirinhas apropriadas, adaptáveis ao encosto, que devem ser fixadas pelo cinto de segurança.

Os bebês ficarão seguros em cestas presas pelo cinto de segurança, no banco de trás. Entretanto, bebês de até 4 meses devem ficar longe das estradas e de viagens demoradas.
Importante: crianças no colo representam risco dobrado. Num acidente, além do choque com o painel ou banco da frente, a criança receberá o impacto do corpo do adulto sobre ela.

PESSOAS IDOSAS

Se o seu carro for de duas portas, acomode o idoso no banco dianteiro. Assim, você facilita a sua entrada e saída do veículo. Se for de quatro portas, dê preferência ao assento traseiro, que é mais seguro principalmente para os que costumam cochilar durante a viagem.

É importante que o idoso perceba que você está preocupado com o bem-estar dele e não tentando impor regras, como se estivesse lidando com uma criança. Por isso, mostre os riscos que ele poderá correr viajando desprotegido.

Acessórios como bengala, muletas, etc. devem ser levados no porta-malas.

ANIMAIS DOMÉSTICOS

Animais domésticos devem ser transportados sempre atrás, em compartimentos apropriados, de preferência presos. Nunca transportá-los em porta-malas totalmente fechados e com outras coisas em cima, pois podem sofrer desidratação.

É aconselhável forrar o local onde o animal vai viajar com plástico, jornal ou pano, para que não estrague o estofamento ou os carpetes do carro.

Se você estiver transportando filhotes, coloque-os numa caixa de papelão sem tampa.
Peixinhos viajarão bem dentro de um saco plástico resistente. Em percursos longos, troque a água a cada duas horas. Após esse período, a água fica pobre em oxigênio e os peixes podem morrer por falta de ar.

Ao transportar pássaros cubra a gaiola com uma capa ou pano para que os animais não se assustem. Ajeite-a dentro do carro de modo que fique bem apoiada, sem perigo de cair ou se deslocar. Deixe só um pouquinho de água e comida nos recipientes e coloque uma capa plástica com elástico embaixo da gaiola para não sujar o carro. Não se esqueça de deixar uma entrada de ar.

COMPRAS DE SUPERMERCADO

O melhor lugar para levar as compras é o porta-malas. Se possível, arranje caixas de papelão e coloque os sacos de compras dentro delas. Isto diminui o risco de quebra de frascos e vazamentos.

Alimentos perecíveis como leite, carne, peixe, camarão, etc. devem ser transportados congelados ou num isopor com gelo, bem tampado.

As garrafas de refrigerantes e bebidas ficarão mais protegidas se forem armazenadas num engradado. Na falta do engradado, enrole-as em jornal e coloque-as no porta-malas, bem calçadas, se possível dentro de uma caixa.

SEGURANÇA

Você confia na maneira como dirige? Provavelmente sim. Só que, infelizmente, a sua segurança e a de sua família não dependem única e exclusivamente de sua habilitação no volante.

Nessas dicas você vai encontrar algumas dicas sobre direção defensiva, como evitar acidentes e como proceder em situações imprevistas.

MANTENHA DISTÂNCIA

Grandes filas de veículos são muito perigosas, principalmente quando os carros estão colados. Qualquer freada mais brusca pode iniciar colisões sucessivas. Quanto maior a velocidade do tráfego, maior deve ser a distância entre os carros. Só assim você pode acompanhar, com segurança e a tempo, as evoluções do tráfego.

REGRA BÁSICA

Mantenha 2 segundos de distância do veículo que segue a sua frente. Como?


  1. Utilize um ponto de referência, por ex.: uma árvore.
  2. Após o veículo da frente passar pelo ponto de referência, comece a contar 51, 52 (representam 2 segundos).
  3. Se o seu veículo ultrapassar o ponto de referência após você ter pronunciado 52, então você estará mantendo uma distância adequada.


ULTRAPASSAGEM

As ultrapassagens arriscadas estão na liderança das causas de acidentes. Afinal, essa é sempre uma manobra perigosa e que exige muita atenção, principalmente numa pista de duas mãos.


  1. Numa ultrapassagem em curvas ou lombadas.
  2. Somente ultrapasse quando houver boa visibilidade e uma ampla margem de espaço para voltar para sua mão de direção em segurança.
  3. Atenção redobrada em dias de chuva e à noite, quando as luzes podem confundir sua visão. Se o veículo que vem na direção oposta estiver em grande velocidade, não arrisque: aguarde um pouco mais.
  4. À noite, um automóvel com um dos faróis queimados pode parecer uma moto. Certifique-se ou aguarde o veículo passar.
  5. Na dúvida nunca ultrapasse.


VELOCIDADE NAS ULTRAPASSAGENS


  1. Ao ultrapassar: uma ultrapassagem segura exige, antes de mais nada, uma avaliação correta da distância necessária para fazê-la. Sinalize sua intenção e faça a manobra. Não é permitido exceder a velocidade nas ultrapassagens.
  2. Sendo ultrapassado: o motorista que estiver sendo ultrapassado deve facilitar ao máximo essa operação, encostando o mais que puder à direita e desacelerando se a ultrapassagem ocorrer numa subida. Se for descida, pise no freio levemente para aumentar a distância entre os carros.
  3. Engarrafamentos: se você ficar preso num engarrafamento tente manter a calma. Resista à tentação de passar pelo acostamento e trafegar na contramão. O tempo economizado não vale uma multa mais adiante, sem contar o risco de um acidente.


DICA

Antes de uma ultrapassagem, utilize a transparência do para-brisa do carro da frente para observar o movimento dos veículos que estão vindo em sentido contrário. Se o veículo que estiver atrás quiser ultrapassá-lo e estiver próximo demais, sinalize para que diminua a velocidade. Caso ele insista, deixe-o ultrapassar logo que for possível.


FAZENDO CURVAS COM SEGURANÇA


  1. Um dos segredos de dirigir com segurança é saber fazer uma curva corretamente.
  2. Freie sempre antes entrar em curva. Caso seja inevitável frear durante a curva, não pise no freio de uma só vez, dê leves pisadas no freio, acertando a direção do veículo. Leve em conta que você deverá fazer a curva pisando levemente no acelerador, o que aumenta a aderência do seu carro.
  3. Ao frear na curva, seu carro perde a aderência ao solo porque a força centrífuga tende a jogá-lo para fora da pista. Da mesma forma, nunca entre com excesso de velocidade numa curva para não correr o risco de precisar dar uma freada brusca e perigosa.
  4. No caso de uma curva fechada e em descida é aconselhável trocar a marcha por outra mais reduzida (terceira ou segunda).
  5. Assim, você pode continuar acelerando.


SIGA ESTAS DICAS PARA MAIOR SEGURANÇA AO DIRIGIR


  1. Evite pegar o volante nas horas em que costuma sentir muito sono. Se estiver cansado, não tenha vergonha de passar a direção para outro passageiro.
  2. Não tome remédios tranquilizantes ou que lhe dão sono normalmente antes de dirigir. Se for obrigado a tomá-los, não dirija enquanto o efeito permanecer.
  3. Se você depende de óculos, tenha um par sobressalente no porta-luvas. Numa emergência, você não ficará "cego" e sem poder dirigir.
  4. Não dirija de sandálias. É contra a lei e perigosíssimo, pois, precisando fazer um movimento rápido com os pés, a sandália pode prender nos pedais.


IMPREVISTOS


NEBLINA

REDUZA A VELOCIDADE

Alguns carros estão equipados com faróis de neblina. Caso seu carro não tenha, acenda apenas os faróis baixos para que seu veículo fique mais visível. Utilize o espelho retrovisor para controlar o movimento dos veículos que vêm atrás e sinalize, por intermédio das lanternas traseiras, todos os movimentos que você tiver que fazer. Lembre-se de que sob neblina você não consegue identificar buracos na pista com antecedência, por isso é importante reduzir a velocidade.

PROCURE APOIOS VISUAIS

Já que é impossível ver através da neblina, olhe só até onde ela permitir. Procure sempre um ponto de apoio visual: a faixa central (amarela), faixas laterais (brancas) e olhos de gato. Nas estradas que não possuam estas sinalizações, como as secundárias, procure guiar-se pelo acostamento. Faróis de veículos, em sentido contrário, também servem de apoio visual, mas não devem ser olhados de frente.

PROCURE APOIOS AUDITIVOS

Evite tudo que possa desviar sua atenção: conversa, rádio e cigarro podem quebrar a monotonia em situações normais, mas não na neblina. É recomendável buzinar de vez em quando para se notado por pedestres e outros veículos. Fique atento aos sinais sonoros dos demais veículos - buzina, motor ou sirene.

Atenção: ruídos de cascalho podem indicar que você está saindo da pista para o acostamento, sem ter notado os apoios visuais.

PÁRA-BRISA QUEBRADO

Ao serem atingidos por um objeto, os vidros podem se comportar de duas formas:

VIDROS TEMPERADOS

Comum em carros mais antigos. Ao quebrar, esse tipo de vidro impede a visibilidade por se partir em centenas de fragmentos.

O que fazer? Assim que possível estacione e retire os pedacinhos de vidro partido que puder. Se estiver na estrada e for obrigado a dirigir sem o para-brisa, feche os vidros de todas as janelas. Isso formará um colchão de ar que evitará que o vento fustigue seus olhos, impedindo-o de olhar à frente. Ao mesmo tempo não deixará que pequeninos pedaços de vidro que porventura fiquem nas frestas sejam atiradas contra seu rosto.

VIDROS LAMINADOS

Carros mais modernos. Quebram em pedaços maiores, que não se desprendem e permitem a visibilidade.

O que fazer? Não é necessário quebrar o vidro com o carro em movimento. Mas também não é aconselhável seguir viagem com o vidro trincado, por atrapalhar a visibilidade. O melhor mesmo é trocar ou restaurar o para-brisa assim que possível.

O CARRO ATOLOU?


LAMA

A lama faz com que as rodas de tração do seu carro patinem. Quanto mais você acelera para tentar sair, mais as rodas patinam no sulco aberto na lama, afundando o carro.

  1. Tire todo o peso possível do carro, principalmente passageiros. Carro mais leve afunda menos.
  2. Tire a lama da frente das rodas, procurando fazer rampas suaves. Use pedras, galhos e folhas para calçar os pneus ou, se tiver à mão, trapos, sacos de estopa ou folhas de jornal.
  3. Engate a segunda e tente sair sem acelerar muito. Em primeira marcha você força demais o motor, aprofundando as rodas no atoleiro.


AREIA


  1. Desobstrua as rodas como nos atoleiros de lama.
  2. Molhe a areia que fica na frente e embaixo das rodas. Assim, a areia fica mais compacta, diminuindo a chance do carro afundar.
  3. Esvazie um pouco os pneus para que eles achatem, aumentando a área de contato com a areia e a aderência. Mas não se esqueça de recalibrar os pneus na primeira oportunidade.
  4. Engate a segunda e tente sair sem acelerar muito. Em primeira marcha você força demais o motor, aprofundando as rodas no atoleiro.


Atenção: Mantenha as rodas dianteiras em linha reta. Viradas, elas podem se enterrar mais ainda.

Outros recursos auxiliares são colocar os tapetes de borracha ou do porta-malas do seu carro adiante das rodas ou ainda envolver os pneus em sacos de estopa.

ANIMAIS NA PISTA


ANIMAIS DE GRANDE PORTE

1. Reduza a velocidade e nunca buzine, pois eles podem se assustar.
2. Ultrapasse por trás os animais atravessados na pista.
3. Lembre-se: bois e vacas não recuam, diferente dos cavalos, que podem ter reações inesperadas.

Atenção: à noite, os faróis podem ofuscar a vista desses animais, tornando seu comportamento imprevisível. Em caso de boiadas, faça a ultrapassagem em primeira marcha, fechando os vidros para sua maior proteção.

ANIMAIS DE PEQUENO PORTE

A tendência natural é frear ou desviar bruscamente, principalmente quando se está trafegando em velocidade alta. Antes de qualquer manobra, veja pelo retrovisor se vem algum carro atrás. Um movimento inesperado pode provocar um acidente.

VENTOS FORTES

Quanto mais rápido se anda, mais "leve" fica o veículo, devido ao colchão de ar que se forma entre o fundo dele e a pista. Por isso, ventos transversais à estrada podem desequilibrar os carros que trafegam em alta velocidade. Além do cuidado de manter o volante sempre bem firme, reduza a velocidade e deixe os vidros abertos para diminuir a ação do vento.

PRIMEIROS SOCORROS

Agora que você já sabe como evitar acidentes, é importante também saber como agir caso um aconteça. Leia com bastante atenção as dicas no link: Primeiros Socorros

Fonte: Shell HELIX Lubrificantes

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