segunda-feira, 25 de junho de 2018

Maus costumes elevam consumo de combustível

O modo como o motorista conduz o veículo pode ser um diferencial na hora de pagar a conta no posto de combustível.  O veículo que não possui uma manutenção em dia também pode causar o problema. A falta de atenção com o uso das marchas, de acordo com a velocidade correta é outro agravante que pode aumentar o gasto. 


Corra desses vícios e poupe seu dinheiro


* Rodar com pneus murchos 

O maior atrito do pneu com o solo ocasiona um esforço maior do conjunto de tração, exigindo um torque maior no motor do veículo e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados semanalmente. Portanto, manter os pneus com a pressão correta economiza combustível, prolonga a vida útil dos pneus e gera um melhor desempenho para o carro.

*Esquecer filtros e velas 

Os filtros de combustível e de ar contaminados (ou entupidos) ocasionam um aumento de até 10% no consumo de combustível. Os filtros têm um custo baixo e devem ser substituídos a cada 10.000 km. Se você pega estrada de terra com frequência, é bom verificar o filtro de ar a cada 5.000 km. Já as velas são responsáveis pela combustão da mistura de ar combustível que acontece dentro do motor. Por isso, consulte o manual do proprietário para saber a especificação e o prazo recomendado para substituição dessa peça. Na grande maioria dos veículos, as velas devem ser substituídas a cada 20.000 km.

* Fazer da embreagem descanso do pé 

Manter o pé descansando no pedal de embreagem durante os trajetos pode fazer seu carro beber mais. Isso porque a embreagem é o elemento de ligação entre o motor e o restante da transmissão, ao manter o pé apoiado no pedal aliviamos a pressão exercida sobre o conjunto de embreagem, sendo que, para compensá-la, é preciso acelerar um pouco mais sobre o motor.

* Arrancadas bruscas 

Toda arrancada brusca ocasiona um maior consumo de combustível devido ao aumento de rotação do motor no ato da aceleração. Acelere menos e economize mais. 

*Armários 

Quanto mais peso, maior o esforço do motor para arrancar com o veículo e, consequentemente, maior gasto de combustível. Por isso, não faça do seu carro um armário para transportar coisas que poderiam ficar em casa. 

* Ignorar a qualidade do combustível 

Para economizar ao máximo, evite dividir o tanque entre etanol e gasolina. Utilize um ou outro. Quando você mistura, o sistema de injeção perde um tempo para definir a relação ar-combustível ideal e, nesse intervalo, o consumo acaba aumentando. Prefira esperar o ponteiro chegar à reserva e encha o tanque com um deles. No entanto, ainda que você siga todas dicas anteriores, a má qualidade do combustível poderá resultar em até 30% a mais de consumo.

Fonte: http://www.sincodives.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!